quarta-feira, 2 de junho de 2010

“Roda de Conversa” é surpresa positiva no Festival Curta Amazônia



Continuando os relatos da participação dos alunos do Telinha na Escola, agora pela participação da Escola Governador Petrônio Barcelos, no dia 29/05, no período da manhã, foram ao SESC Esplanada participar do Festival Curta Amazônia e assistiram ao "Roda de Conversa" de renomados nomes da região: Luiz Brito, Januário (Belém-PA), Afonso Gallindo, presidente da ABD (Associação Brasileira dos Documentaristas) e o Coordenador do Curta.
Os respectivos palestrantes falaram sobre a ausência de incentivos para a Cultura em Rondônia, destacaram que o que é destinado para a Cultura na Região Amazônica é 0,45% do total dos recursos, demonstrando que faltam incentivos e as produções regionais são muito tímidas.
Segundo Afonso Gallindo, a Amazônia é uma das Marcas mais conhecidas mundialmente, além da Coca-cola. E que os habitantes dessa região devem fazer as produções sobre ela, mostrando a verdadeira amazônia com o olhar do habitante nativo dessas áreas e não deixar o estrangeiro mostrá-la, pois ele não tem a vivência diária na região.
Segundo Januário está tramitando no Congresso Nacional uma Lei de incentivo à Cultura sobre a distribuição dos recursos em todo o Brasil. Ainda existem dificuldades e entraves para a produção de filmes sobre a Amazônia, mas que o interessado em fazê-lo deve ser "teimoso", porque de tanto insistir um dia conseguirá.
Levantaram a questão sobre ensinar a Fazer Projetos para concorrer em festivais regionais (quando houver), nacionais e internacionais; bem como captar recursos para as respectivas produções, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário